5 razões para incluir portas automáticas em seus projetos

As portas automáticas complementam projetos arquitetônicos incorporando soluções que não seriam possíveis sem esses equipamentos. A automação favorece a sua funcionalidade, ampliando as possibilidades de uso, principalmente quando são desenvolvidas sob medida. Por isso, sempre vale a pena considerar a inclusão de portas automáticas nos seus projetos. Em algumas situações, esses equipamentos tornam-se ainda mais estratégicos, dependendo das características do local e das pessoas que o frequentam, entre outros pontos.

Neste artigo, destacamos cinco boas razões para incluir portas automáticas em seus projetos, descrevendo como esses equipamentos solucionam uma série de demandas arquitetônicas. Confira!

Perfil demográfico

O perfil demográfico do local em que o imóvel será construído ou reformado é um fator que pode ser determinante para a decisão de incluir portas automáticas no projeto. Um aspecto que precisa ser considerado em relação a esse tema é o envelhecimento da população. Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, o Brasil terá mais idosos do que jovens em sua população.

Esse dado revela a importância das soluções voltadas para promover acessibilidade, facilitando a locomoção de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Entre estes, os idosos tendem a ser um grupo cada vez mais relevante e crescente. 

Em estabelecimentos comerciais e outros imóveis públicos, as portas automáticas são equipamentos indispensáveis, pois garantem o amplo acesso ao local por qualquer pessoa. 

Hospitais e clínicas são outros ambientes que, pelo perfil do público frequentador, dependem das portas automáticas para viabilizar a acessibilidade, inclusive para garantir a circulação de equipamentos como macas e cadeiras de roda, por exemplo.

Nos projetos residenciais, por sua vez, também é fundamental considerar a acessibilidade. Nesse caso, as portas automáticas ganham relevância como equipamentos para facilitar a circulação das pessoas, sobretudo, em imóveis com pé direito alto, que exigem portas de dimensões maiores, aumentando a dificuldade de abertura e fechamento manuais bem como riscos de acidente.  

Dimensões do local

Como descrito no tópico anterior, imóveis com grandes vãos ou com pé direito alto exigem a utilização de portas que tendem a ser mais pesadas e difíceis de manipular. Essa é uma situação em que a porta automática deve ser considerada, pois automatiza a sua movimentação manual, facilitando o uso tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais. 

As dimensões também devem ser consideradas quando há pouco espaço no imóvel. Nesse caso, a porta automática deslizante, de correr, pode poupar a área de giro de uma porta manual convencional. É uma solução muito prática para otimizar um espaço limitado. Por esse mesmo motivo, em imóveis comerciais, a porta automática deslizante consegue ampliar a área de circulação de pessoas ou mesmo de vendas, o que é sempre estratégico nesses projetos, mesmo quando o imóvel tem uma boa metragem.      

Sustentabilidade e eficiência energética

A preservação de recursos naturais é uma demanda crescente tanto em projetos corporativos quanto residenciais. Incorporar soluções sustentáveis e que gerem eficiência energética é algo que valoriza o imóvel e reduz custos para os proprietários no longo prazo. As portas automáticas estão entre os itens que contribuem para esse objetivo.

O principal benefício promovido pelas portas automáticas está relacionado ao sistema de climatização do ambiente. Por serem abertas e fechadas de forma automatizada e apenas quando acionadas, as portas automáticas mantêm a temperatura do local estável, diminuindo bastante a troca de ar com a área externa. Dessa forma, há um menor consumo de energia.

Se a sustentabilidade é um aspecto importante para o projeto, há também outras decisões que vão reforçar a escolha das portas automáticas. Por exemplo, o uso do vidro como elemento principal do equipamento favorece a iluminação natural, preservando o consumo energético. 

Segurança e higiene

A praticidade é um aspecto muito relacionado às portas automáticas, mas esses equipamentos também são associados à segurança e à higiene. Em relação à segurança, há dois pontos a se observar. O primeiro é que as portas automáticas reduzem riscos relacionados à sua movimentação, principalmente quando são de grandes dimensões. Esses equipamentos são desenvolvidos seguindo normas rigorosas de proteção e adotam sistemas sofisticados, capazes de evitar colisões e riscos às pessoas ou animais.

Além disso, a porta automática pode ser desenvolvida com recursos ainda mais específicos e voltados para a segurança. A blindagem da porta é uma das soluções possíveis assim como a utilização de sistemas de controle de acesso, limitando a entrada de pessoas não autorizadas a ambientes restritos. 

Quanto à higiene, as portas automáticas são recursos indispensáveis para evitar o contato com superfícies, sendo muito comuns em hospitais e clínicas, mas seu uso deve crescer ainda mais, motivado pela preocupação com os efeitos da pandemia da Covid-19. 

Necessidades específicas do projeto

Algumas necessidades do projeto podem ser atendidas com a inclusão de portas automáticas. Uma das possibilidades é a de criar ambientes multifuncionais, que possam ser integrados ou segregados com o acionamento da porta automática. Essa é uma opção que faz sentido para dividir ambientes de forma estratégica, prevendo várias possibilidades de uso para o espaço.

Quando fabricadas sob medida e por equipe especializada, as portas automáticas podem entregar atributos nem sempre considerados, como isolamento acústico, motorização customizada para gerar a movimentação desejada, uso de materiais exclusivos, entre outros aspectos. 

Vale a pena rever os pontos principais do projeto e avaliar como as portas automáticas podem contribuir. Que tal conversar com os especialistas da VipDoor para conhecer as melhores soluções em portas automáticas? Entre em contato com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.