Modelos de portas automáticas para o varejo

A experiência de compra dos consumidores começa pelo acesso facilitado à loja. A entrada livre de barreiras é um pressuposto básico em qualquer tipo de comércio, revelando a importância das portas automáticas para o varejo. A questão é identificar qual é o melhor modelo para o seu negócio.

O tipo de porta automática ideal para o comércio varia de acordo com alguns aspectos, como tipo de loja, tamanho do local, quantidade de pessoas que frequentam o ambiente, alinhamento ao projeto arquitetônico, entre outros pontos. O ideal, portanto, é escolher um fornecedor que fabrique a porta sob medida, desenvolvendo a solução mais adequada para o seu negócio e respeitando as características estéticas da sua marca.

Antes disso, vale a pena conferir como funcionam os principais modelos de portas automáticas para o varejo e quais são suas características centrais. Neste artigo, vamos falar sobre os quatro mais comuns: pivotante, deslizante, telescópica e antipânico. Confira!

Portas automáticas pivotantes

O mecanismo de movimentação das portas automáticas pivotantes está vinculado a um eixo de sustentação, que pode estar localizado no canto ou no centro da porta. O movimento de abertura é giratório, realizado a partir do eixo principal. A porta gira para abrir e, depois, retorna ao ponto de origem.

A automação garante que esse sistema funcione de forma autônoma e segura, sendo acionado por meio de sensores. A porta automática pivotante é adequada para estabelecimentos com circulação moderada de pessoas, sendo uma solução muito compatível, por exemplo, com uma loja do tipo boutique.

Caso a intenção seja instalar a porta automática pivotante em vãos maiores é possível fabricar uma porta de grande dimensão ou um conjunto de portas pivotantes automáticas. Neste último caso, o sistema de abertura movimenta todas as portas do conjunto ao mesmo tempo ou pode haver uma movimentação individual, necessitando, para tanto, de motorização múltipla.

As portas automáticas pivotantes são uma opção interessante para estabelecimentos que têm pouco espaço de largura, mas é importante observar que esse modelo ocupa uma extensão maior para abertura e fechamento em relação à profundidade do espaço, pois seu mecanismo é caracterizado pelo giro, que exige área mais ampla para movimentação.

Portas automáticas deslizantes

Muito comuns no varejo, as portas automáticas deslizantes são movimentadas a partir de trilhos, realizando um deslocamento de abertura e fechamento que consagrou esse modelo como “porta de correr”. Um bom projeto de porta automática vai entregar um conceito completamente embutido sem que trilhos, motores e outros mecanismos necessários à movimentação fiquem expostos — isso vale para qualquer modelo.

A porta automática deslizante é compatível com vãos mais largos, por conta da extensão necessária para viabilizar o deslizamento das folhas. É o caso de lojas maiores e mercados, que são estabelecimentos com movimentação frequente de pessoas.

Se há o objetivo de instalar porta de correr automática em um pequeno comércio, é recomendado verificar se o espaço de abertura é adequado para o fluxo de visitantes que circulam no local. É possível fabricar portas automáticas deslizantes a partir de uma folha, sendo viável utilizar inúmeras folhas no mesmo projeto, movimentando-as individualmente.

O mecanismo funciona de forma automatizada por meio de sensores, que, independentemente do modelo de porta escolhido, podem ter diferentes tipos de acionamento, sendo o sensor de presença o mais comum. Para oferecerem máxima precisão e segurança, os sensores devem ser programados e instalados por uma equipe especializada; por isso, a escolha da empresa responsável pela porta automática deve ser criteriosa.

Portas automáticas telescópicas

Assim como o modelo anterior, as portas automáticas telescópicas são acionadas por sensores específicos e se deslocam em trilhos instalados de forma imperceptível. A diferença é que, ao contrário das portas automáticas deslizantes, as telescópicas são capazes de movimentar mais de uma folha ao mesmo tempo.

Dessa forma, as portas automáticas telescópicas são indicadas para estabelecimentos que necessitam atingir um vão de passagem maior, beneficiando varejistas com limitação de espaço e que tenham ampla circulação de pessoas. A quantidade de folhas a ser instalada dependerá do projeto e das suas necessidades específicas. As portas automáticas telescópicas são comuns em shoppings e grandes redes varejistas.

Portas automáticas antipânico

O movimento deslizante também está presente nas portas automáticas antipânico, que são recomendadas para ambientes que concentram muitas pessoas ao mesmo tempo, como, por exemplo, centros de exposição, casas de show, shoppings etc.

A diferença da porta automática antipânico está em um dispositivo de segurança específico, por meio do qual é possível promover a abertura total do vão, movimentando tanto as folhas móveis quanto as folhas fixas rapidamente e viabilizando rotas de fuga que permitem a passagem do maior número de pessoas possível.

Todos os modelos de portas automáticas para o varejo terão adequação maior ao local e à marca se forem projetados de forma customizada. Nesse caso, é possível escolher elementos estéticos e funcionais alinhados às características da empresa.

Na hora de projetar a porta automática da sua empresa, conte com o apoio de quem entende. Entre em contato com a VipDoor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.