O que são portas automáticas customizadas e quais as suas vantagens?

A automatização de portas está muito associada à funcionalidade; por isso é importante que sejam desenvolvidas sob medida. A porta automática customizada complementa qualquer projeto de arquitetura, garantindo a movimentação adequada para o espaço e combinando elementos que garantem segurança às pessoas e estilo ao imóvel, além de possibilitar a integração de soluções inovadoras e exclusivas.

A personalização da porta automática valoriza todo o ambiente e surpreende pelas singularidades que são aplicadas a ela, desde os materiais principais, a exemplo dos vidros especiais, até detalhes imperceptíveis, mas que fazem toda a diferença, como o sistema de motorização oculto e sem ruído. De acordo com as demandas do projeto, é possível ir além e incorporar soluções específicas em termos de dimensões, motorização e componentes.

O que são portas automáticas customizadas?

Portas automáticas customizadas são peças desenvolvidas sob medida para projetos arquitetônicos, com o objetivo de garantir a vedação de vãos por meio de sistemas automatizados.

Todos os elementos utilizados na fabricação da porta automática customizada (ou personalizada) levam em conta as características do local e os objetivos específicos do projeto. É a partir dessas demandas que a solução será desenhada, incorporando o perfil estético previsto para o ambiente, a tecnologia necessária para viabilizar a movimentação desejada e soluções que adicionam mais valor à porta.

Entre os itens que são avaliados nesse processo, podemos destacar:

  • tipo de movimentação;
  • materiais de fabricação;
  • acessórios e acabamentos;
  • motorização e tecnologia aplicada.

Dentro de cada um desses itens há uma infinidade de escolhas possíveis e elas precisam ser feitas em função do projeto arquitetônico para que a porta automática seja incorporada uniformemente ao espaço.

O tipo de movimentação tem influência direta sobre o projeto arquitetônico. Se o propósito é promover a integração entre diferentes ambientes, a porta automática deslizante entrega os melhores resultados, pois as folhas se abrem e se fecham percorrendo trilhos projetados para serem imperceptíveis. Dessa forma, quando o vão é completamente aberto, o local ganha mais amplitude porque ocorre a integração completa entre dois ambientes, como uma sala de estar e uma varanda, por exemplo.

A movimentação pivotante ocorre por meio da rotação da folha a partir de um eixo principal, que pode estar localizado no canto da porta ou no centro. É um formato que se adapta bem às portas de entrada, por exemplo. Além disso, é possível instalar um conjunto de portas pivotantes para dividir ambientes de forma muito eficaz e sofisticada. Antes de escolher o movimento que deseja incorporar, confira estes exemplos de portas automáticas deslizantes e pivotantes.

Os materiais de fabricação são itens que têm forte apelo estético, mas que também estão vinculados a aspectos arquitetônicos essenciais. Quando há intenção de explorar mais a iluminação natural e elevar a eficiência energética do imóvel, o vidro tende a ser a solução mais adequada. Há diferentes modelos de vidros que podem ser utilizados de forma segura, inclusive com isolamento acústico e blindagem. Outra possibilidade são as portas de madeira, que, dependendo do tipo, vão conferir tonalidades e sensações únicas. As esquadrias também podem ser feitas em diferentes materiais, como alumínio, aço e PVC, por exemplo.

Sensores e fechaduras digitais são alguns exemplos de acessórios que podem ser incorporados à customização das portas automáticas. Novamente, as características do imóvel e o perfil das pessoas que têm acesso a ele determinarão as decisões em relação a esses itens.

A janela guilhotina automatizada, quando instalada como passa prato, deve conter sensor de movimento para evitar o contato das mãos com outros objetos além dos alimentos. Espaços corporativos, por sua vez, dependem de equipamentos mais específicos para controlar a entrada e a saída de funcionários e clientes. Outra adaptação importante é a inclusão do sistema de portas na automação central do imóvel.

As dimensões do vão em que será instalada a porta automática são dados considerados em todas as etapas e influenciam todos os itens de customização, como materiais e motorização, principalmente. Quanto maior o vão, maior será o peso da porta, exigindo um sistema projetado com exclusividade para garantir uma motorização robusta em termos de desempenho e visualmente discreto, ou seja, que não fique exposto para não prejudicar a estética do local.

Diante de tantas possibilidades, fica evidente que as portas automáticas customizadas se ajustam a qualquer projeto e garantem mais benefícios aos usuários bem como o alinhamento ao propósito arquitetônico. Se você procura exclusividade e qualidade, entre em contato com a equipe da VipDoor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.