Portas automáticas ajudam a otimizar espaços no varejo

Conciliar espaços é um dos grandes desafios dos estabelecimentos comerciais, que precisam desenvolver um layout que favoreça a exposição de produtos sem comprometer a circulação das pessoas. A área de vendas deve estar bem equilibrada no ambiente para que cumpra seu papel sem se converter em uma barreira para os frequentadores da loja. Nesse contexto, qualquer detalhe pode fazer grande diferença.

A porta automática é um dos elementos que auxiliam o comércio a aproveitar melhor o espaço e a resolver uma série de outras questões fundamentais, como garantir acessibilidade, segurança e conforto para os clientes. Ao fazer essa escolha, é importante considerar os diferentes modelos de portas automáticas de acordo com o perfil e as dimensões do local. Neste texto, destacamos as principais soluções que a automação pode oferecer. Confira!

Varejo com limitação de espaço

Nos estabelecimentos que possuem pouca metragem, como pequenas lojas ou mesmo boutiques, garantir uma circulação fluida sem abdicar da área de vendas é o principal desafio. O uso das portas automáticas, nesses casos, consegue melhorar e deixar o layout mais funcional, pois a automatização e a instalação serão feitas com o objetivo de promover a melhor utilização do espaço disponível para as portas.

A porta deslizante costuma ocupar menor área útil, porque a abertura e o fechamento ocorrem a partir do deslocamento automatizado feito por trilhos. Dessa forma, as folhas da porta fazem o movimento de correr ocupando o espaço equivalente à largura do vão de entrada.

O uso da porta automática deslizante é benéfico aos clientes, pois o sistema garante a acessibilidade, permitindo a circulação livre de barreiras e dispensando a abertura e o fechamento manuais. Além de contemplar pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a porta automática é um mecanismo que também oferece conforto a todos os frequentadores que estão entrando no local ou saindo dele carregando sacolas e segurando crianças pelas mãos, por exemplo.

Varejo com ampla circulação de pessoas

Lojas maiores que registram grande circulação de pessoas também conseguem otimizar o espaço por meio da instalação de portas automáticas. Entretanto, devem buscar modelos que permitam maior abertura do vão para viabilizar o acesso dos frequentadores com máxima tranquilidade segurança.

Normalmente, a porta deslizante é a principal escolha nesses casos, mas considerando a necessidade específica desses ambientes é possível optar por tipos ainda mais específicos. Nesse sentido, as portas do tipo telescópicas e antipânico são as mais recomendadas para espaços com fluxo elevado de visitantes.

As portas automáticas telescópicas realizam o movimento deslizante, porém movimentam mais de uma folha ao mesmo tempo. Essa característica faz com que consigam ampliar o vão de abertura. No desenvolvimento do projeto, são definidas as quantidades de folha e a forma de funcionamento do sistema para alcançar esse objetivo.

Outra possibilidade para espaços de ampla circulação é a utilização das portas antipânico. Esse modelo é dotado de um mecanismo específico de segurança que assegura a abertura integral do vão com o objetivo de permitir a saída do maior número de pessoas possível. Assim, são utilizadas também como rota de fuga.

As portas automáticas, independentemente do modelo escolhido, sempre favorecem a acessibilidade e a segurança. Isso ocorre porque o sistema de automatização é desenvolvido com o objetivo de facilitar a circulação das pessoas de forma fluida e segura.

O recomendado é que as portas automáticas sejam desenvolvidas de modo customizado para entregar mais valor ao projeto arquitetônico. Por meio da personalização, é possível otimizar espaços no varejo e prever outras soluções necessárias de acordo com as características do ambiente. A VipDoor é especializada em desenvolver projetos personalizados. Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos ajudar a sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.