Portas automáticas especiais: conheça modelos inspiradores e exclusivos

Portas não são meros detalhes na construção ou reforma de um imóvel. Elas precisam ser esteticamente compatíveis com o ambiente, além de práticas para o uso no dia a dia. As linhas de portas automáticas especiais da VipDoor atendem a essas necessidades e entregam soluções personalizadas, condizentes com o projeto arquitetônico desenvolvido.

Contemplando os modelos Oversize Slide (deslizante) e Oversize Swing (pivotante), essa é uma linha de portas de grandes dimensões e feita sob medida. Dessa forma, é possível adotar materiais, recursos e sistemas capazes de solucionar as demandas do projeto com um equipamento de alta tecnologia, integrado à automação central do imóvel e com características únicas. 

Neste artigo, apresentamos dois projetos inspiradores da linha de portas automáticas especiais da VipDoor. Confira as soluções personalizadas que foram desenvolvidas e veja, nos vídeos, o resultado. 

Porta automática minimalista

O design minimalista, presente em muitos projetos arquitetônicos, é um aspecto que também precisa ser incorporado às portas automáticas. Nesse caso, os equipamentos são desenvolvidos com materiais, formas e tamanhos que respeitam as características projetadas para o ambiente. 

Em geral, o local de instalação da porta automática é um grande vão, cujas dimensões exigem portas com ampla metragem, tanto em comprimento quanto em altura. Ou seja, a motorização precisa ser robusta para suportar a movimentação de folhas muito pesadas (que passam facilmente de uma tonelada). 

Somente um projeto customizado de porta automática é capaz de entregar um equipamento que seja funcional, seguro e alinhado esteticamente à arquitetura do imóvel. Essas condições são desafiadoras, porque o minimalismo precisa estar presente em cada detalhe. 

Para criar a porta automática do vídeo abaixo, a VipDoor desenvolveu um sistema de caixilho minimalista – imperceptível, mas robusto o suficiente para tracionar as quatro folhas móveis com peso total de 2,4 toneladas. O vão de abertura mede 3,3 metros de altura por 16 metros de largura. 

O modelo desenvolvido faz parte da linha de portas automáticas especiais Oversize Slide, com movimentação deslizante. Os materiais utilizados foram vidro e alumínio, que se adequam ao projeto arquitetônico minimalista.

Porta automática com tripla motorização 

Exemplo de projeto com essas características é o do vídeo a seguir. As portas automáticas foram projetadas para um ambiente corporativo, tendo a madeira e o aço como materiais principais. São seis folhas, no total, que preenchem um vão de 2,7 metros de altura por 10 metros de largura. 

As portas automáticas instaladas nesse projeto fazem parte da linha Oversize Swing da VipDoor, e se movimentam no formato pivotante. O diferencial da obra está no sistema exclusivo de motorização, que permite diferentes configurações de movimentação das seis folhas.

Foram utilizados três motores – um para a movimentação da folha lateral esquerda, outro para o tracionamento da folha lateral direita, e o terceiro para as quatro folhas centrais. Essa solução foi desenvolvida considerando a circulação de pessoas no escritório. Cotidianamente, profissionais e clientes utilizam apenas as folhas laterais para entrar ou sair do local. Entretanto, quando há eventos no espaço, é necessário ampliar a circulação e, nessas ocasiões, são acionadas as folhas centrais. Veja a porta em funcionamento no vídeo!

As possibilidades de criação das portas automáticas especiais são ilimitadas e há cada vez mais recursos à disposição para atender às condições específicas de cada projeto. Se você tem um projeto em mente e busca a solução ideal, entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.