5 vantagens das portas automáticas para estabelecimentos comerciais

As portas automáticas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Farmácias, lojas de conveniências, escolas, shoppings, aeroportos, hospitais e lojas são exemplos de ambientes em que, comumente, vemos esses equipamentos em utilização. A eficiência e a estética se sobressaem, mas as vantagens das portas automáticas para estabelecimentos comerciais vão além da beleza e da praticidade.

O sistema de automação amplia a funcionalidade das portas usadas por empresas dos mais variados segmentos, facilitando o acesso, segura e eficientemente. Na prática, é possível aperfeiçoar a circulação de pessoas no ambiente e, ainda, reduzir custos. Neste artigo, vamos apresentar, detalhadamente, cinco vantagens das portas automáticas para estabelecimentos comerciais. Confira!

1. Acessibilidade

Todos os espaços públicos e privados devem ser estruturados seguindo padrões de acessibilidade, ou seja, precisam oferecer condições que facilitem a circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. De acordo com a NBR 9050:2004,um local acessível é aquele que pode “ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida”.

Além da questão da cidadania, tenha em mente que esse público também é consumidor, por isso, para estabelecimentos comerciais, investir em acessibilidade é primordial. E um dos equipamentos que mais favorecem a acessibilidade é a porta automática, pois permite que qualquer pessoa, inclusive aquelas com deficiência e com mobilidade reduzida, consiga transitar livremente e com autonomia.

Para que as portas automáticas ofereçam condições de acessibilidade, de maneira segura e eficiente, elas precisam ser instaladas seguindo as normas específicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devem ser observadas, sobretudo, a ABNT NBR 15202:2006 – Sistemas de portas automáticas, que regulamenta o funcionamento dos equipamentos, e a ABNT NBR 16025:2012 – Sistemas de portas automáticas — Requisitos e métodos de ensaios, que define requisitos de segurança e métodos de ensaio dos componentes.

2. Gestão de acesso

Outra vantagem das portas automáticas para estabelecimentos comerciais é a gestão de acesso. Nos ambientes que possuem áreas restritas, é possível limitar a circulação de pessoas adicionando sistemas de controle às portas automáticas, como acionamento por senha, biometria ou cartões magnéticos, por exemplo.

É o caso de uma loja que disponibiliza uma área de livre circulação por onde transitam clientes e visitantes, mas que tem limitação de acesso aos ambientes administrativos e ao estoque. Para garantir que somente pessoas autorizadas consigam entrar nessas áreas, é recomendado instalar portas automáticas com controle de acesso. Dessa forma, apenas quem possui uma senha ou biometria cadastrada tem passagem permitida.

O cuidado em limitar o acesso promove uma série de benefícios às empresas, como:

  • prevenção de furtos e perdas;
  • gestão da entrada e saída dos funcionários;
  • proteção e segurança;
  • controle da temperatura e higiene do ambiente.

Algumas áreas dependem ainda mais da gestão de acesso como clínicas, hospitais, farmácias e atividades que precisam ter um controle ainda mais rigoroso sobre itens estocados por questões de segurança ou para preservação das mercadorias em condições ambientais adequadas.

3. Segurança

A segurança é uma das questões mais sensíveis em estabelecimentos comerciais e pode ser aprimorada com a instalação de portas automáticas desenvolvidas especialmente para essa finalidade. Existe uma série de itens de segurança que podem ser incorporados às portas automáticas.

Os mecanismos de controle de acesso, como biometria, senha e cartão magnético, cumprem o papel de regular o ingresso de pessoas a áreas restritas. Dependendo do sistema instalado é possível, inclusive, determinar horários específicos para entrada e saída de pessoas. Assim, a organização consegue melhorar a segurança interna, protegendo tanto seus funcionários quanto ativos materiais.

Fora todos esses atributos, as portas automáticas, internas ou externas, podem ser fabricadas com reforço nas estruturas. Por exemplo, é possível aplicar níveis de blindagem nas folhas da porta e travas adicionais de segurança. Esse tipo de solução atende as necessidades, principalmente, de empresas que movimentam ativos financeiros e bens patrimoniais, e que são mais suscetíveis a assaltos, mas podem beneficiar qualquer empreendimento que tenha a segurança como prioridade.

4. Praticidade e conforto

Para os consumidores, uma das principais vantagens das portas automáticas em estabelecimentos comerciais são a praticidade e o conforto. Isso porque a automatização promove a abertura das portas no momento certo, gerando os seguintes benefícios:

  • facilita a circulação;
  • preserva a climatização do ambiente;
  • controla o nível de ruídos;
  • diminui a entrada de agentes poluentes.

E, assim, o ambiente mantém as condições adequadas ao acesso e ao conforto das pessoas. Basta imaginar a circulação em lojas, shoppings e supermercados, estabelecimentos onde, normalmente, os consumidores entram e saem carregando sacolas ou com as mãos ocupadas. A abertura automática das portas, nesse caso, facilita o acesso.

O mesmo ocorre nos locais pelos quais passam pessoas com cadeiras de rodas ou muito frequentados por crianças. O acompanhante, seja de um cadeirante ou de uma criança, consegue transitar mais facilmente e sem colocar em risco a segurança de quem está levando.

5. Redução de custos

As portas automáticas proporcionam, ainda, a redução de custos, uma vantagem fundamental para as empresas. Essa diminuição de gastos pode ser notada em diferentes aspectos. Um deles é o consumo de energia em ambientes climatizados.

Como as portas se mantêm fechadas na maior parte tempo, sendo acionadas apenas quando necessário, a temperatura interna é preservada, evitando o funcionamento intensivo dos sistemas de ar-condicionado. Essa é uma forma de economizar no custo da energia elétrica e de promover a sustentabilidade.

Além disso, as portas automáticas reduzem a entrada de sujeira, poeira e outros poluentes. Esse cuidado, por um lado, preserva itens e mercadorias internos, evitando perdas e deterioração desses produtos. Por outro lado, economiza-se custos com água, produtos e serviços de limpeza.

Os benefícios das portas automáticas para estabelecimentos comerciais são ainda mais significativos em projetos customizados, elaborados considerando todas as características arquitetônicas e ambientais do espaço, além do tipo de atividade desenvolvida no local.

É importante lembrar, também, que o pleno funcionamento das portas automáticas depende da manutenção e de cuidados rotineiros. Para saber como aumentar a durabilidade desses equipamentos baixe gratuitamente o e-book Portas Automáticas – Guia da Manutenção Preventiva.

Leave a Reply

Your email address will not be published.