10 tendências em arquitetura e decoração para 2022

O acelerado processo de transformação digital tem influenciado mudanças em todos os segmentos, incluindo aspectos relacionados a arquitetura e decoração. Com a pandemia, novas necessidades surgiram e outras, que já estavam em evolução, foram potencializadas.

Passados quase dois anos desde o início da pandemia de Covid-19, quais fatores ganharam relevância nos projetos arquitetônicos? Em busca de uma resposta para essa pergunta, elaboramos uma relação com 10 tendências em arquitetura e decoração para 2022:

  1. ambientes abertos e integrados;
  2. espaços funcionais;
  3. automação e sistemas inteligentes;
  4. baixo contato;
  5. minimalismo;
  6. revestimentos em destaque;
  7. sustentabilidade e contato com a natureza;
  8. versatilidade;
  9. tons naturais;
  10. conforto.

Saiba mais detalhes sobre cada uma dessas inspiradoras tendências!

1. Ambientes abertos e integrados

A integração dos ambientes internos e externos, permitindo melhor fluidez entre diferentes áreas, é uma das principais tendências em arquitetura e decoração. Essa configuração, quando aplicada a um conjunto de sala e varanda, por exemplo, faz com que os espaços ganhem amplitude, favorecendo a livre circulação. É possível adotar esse conceito aberto também em projetos corporativos. O importante é que, independentemente do local, há soluções que facilitam a integração, como a adoção de portas automáticas para dividir espaços fechados e abertos.

2. Espaços funcionais

Tanto em casa quanto nos escritórios, a funcionalidade é um objetivo buscado nos projetos arquitetônicos e de decoração. Com a pandemia, todos os ambientes foram repensados, tanto residenciais quanto corporativos. Praticidade, organização e flexibilidade ganharam muita importância. Isso tem tudo a ver com a funcionalidade. O objetivo é ter o melhor aproveitamento dos espaços para que atendam às necessidades de utilização e conforto das pessoas.

3. Automação e sistemas inteligentes

A tecnologia é outra forte tendência em arquitetura e decoração para 2022. Esse movimento, evidentemente, não foi iniciado agora, mas ganha potência a cada ano. Durante a pandemia, o uso de sistemas inteligentes foi ainda mais explorado, sobretudo em projetos corporativos. Nas residências, crescem as possibilidades de automação, com possibilidade de controle centralizado e maior conectividade. Soluções baseadas na Internet das Coisas (IoT) estão em expansão e farão mais parte da nossa rotina.

4. Baixo contato

Tecnologia e automação são recursos que contribuem para uma tendência que ganhou projeção com a pandemia: o baixo contato. A preocupação em reduzir o toque em superfícies é mais evidente nos ambientes públicos, mas mesmo nas residências esse cuidado existe. Essa tendência tornou mais relevante a automatização, aplicada não apenas a portas, mas também a janelas do tipo guilhotina (excelente recurso para passa prato), brises, claraboias e tetos solares.

5. Minimalismo

O design minimalista segue como tendência em arquitetura e decoração para 2022. Caracterizado pelas formas simples, neutras e naturais, o minimalismo evidencia o projeto arquitetônico. Por isso, revela a grandiosidade do ambiente como um todo e, comumente, resulta em integração dos espaços e destaque aos grandes vãos nos projetos.

6. Revestimentos em destaque

Pisos, azulejos, ladrilhos e outros tipos de revestimento estão ganhando mais relevância na decoração dos ambientes. Hoje, o destaque dado aos revestimentos faz com que eles chamem atenção como elementos decorativos. A tendência, nesse sentido, é combinar formas, texturas e cores para criar espaços cheios de personalidade e estilo.

7. Sustentabilidade e contato com a natureza

Crescente tendência, a sustentabilidade está cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e decoração. Além de preservar o meio ambiente, soluções sustentáveis tendem a reduzir custos a longo prazo devido ao melhor aproveitamento dos recursos naturais. A ecoeficiência pode ser aplicada a qualquer projeto a partir de diferentes recursos, como adoção de portas de vidro para aproveitar melhor a luz natural ou a instalação de painéis solares, por exemplo.

8. Versatilidade

Espaços e móveis tendem a ser cada vez mais versáteis para garantir diferentes possibilidades de utilização. Essa flexibilidade ganhou mais força com a pandemia, afinal de contas, foi necessário realizar uma série de adaptações nos ambientes para atender demandas pontuais e específicas. A versatilidade, portanto, segue como uma das tendências em arquitetura e decoração para 2022.

9. Tons naturais

Em relação às cores, os tons naturais aparecem como tendência para 2022. A paleta está longe de ser monótona; pelo contrário, há inúmeras possibilidades de uso, das tonalidades mais neutras, como o branco e o bege, ao verde, cor que estará em destaque no próximo ano. O objetivo é garantir um visual mais simples e acolhedor, em linha com o minimalismo.

10. Conforto

O conforto não sai de moda e figura como tendência em arquitetura e decoração para 2022. Aliás, todas as tendências citadas anteriormente devem convergir para garantir espaços mais confortáveis, incluindo a estética e a praticidade do ambiente.

As tendências em arquitetura e decoração para 2022 revelam a maior preocupação com o bem-estar e esse é o grande mote dos novos projetos.

Na VipDoor, estamos acompanhando atentamente as tendências em arquitetura e decoração para incorporá-las em nossas soluções. Entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos colaborar com os seus projetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.